quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Curso de extensão - Guimarães Rosa: canto, encanto e leveza

Estão abertas as inscrições para o Curso de Difusão Cultural USP Ribeirão Preto intitulado "Guimarães Rosa: Canto, Encanto e Leveza - Fogo, Água, Ar, Terra e Travessia no sertão rosiano", que acontecerá entre 23 e 27 de janeiro de 2023, das 17h às 18h30. 

O objetivo do curso é "encantar, envolver e estimular a leitura da obra de Guimarães Rosa, desmistificando se tratar de um "autor difícil". - Salientar a oralidade/musicalidade e a poesia da obra, valorizando a escuta por meio de narrações. - Vozes do Sertão com depoimentos e ações em andamento no território do sertão rosiano relacionando a obra e questões ambientais. - Momento Rosa Inspira para apresentar a diversidade/pluralidade de manifestações artísticas decorrentes da obra rosiana - bordados, artes plásticas, música, poesia, dança. - Apresentar a obra de maneira acessível e com foco determinado, destacando aspectos mais gerais, que despertem o encantamento de novos leitores de Guimarães Rosa - Ter como foco principal a questão ambiental - o cerrado, os rios, a água, a floresta, os animais ("Ressignificação da natureza como mestre iniciático do autor", Mônica Meyer) e desenvolvimento sustentável do cerrado - Explorar a concepção de natureza do autor, as metáforas empregadas na obra e a sinergia ser humano-natureza." O curso será realizado de forma remota através do canal do Youtube do CETIRP (Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto/USP) e suas inscrições vão até o dia 15 de janeiro. Para participar e ficar por dentro de mais informações, basta acessar o link abaixo. 

Inscrições: https://portalservicos.usp.br/servicos/cultura-e-extensao/apoObterCurso?cod_curso=590400204&cod_edicao=22001&numseqofeedi=1



0 comentários:

Postar um comentário