ATLAS ESCOLAR

O software é de propriedade intelectual de Grupo de Estudos da Localidade - ELO, FFCLRP/USP. A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

  • Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. 
  • Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar os autores do trabalho:
LASTORIA, A. C. (Org.) . Atlas Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental de Ribeirão Preto. 1. ed. Ribeirão Preto: 2008. v. 1. 140 p. 

Para mais informações, entre em contato por meio do endereço eletrônico: grupoelorp@gmail.com


               


Clique na legenda abaixo para salvar o Atlas no seu computador!

Este projeto parte da premissa de que a Formação Inicial para o Ensino Fundamental deve preparar os professores para se tornarem profissionais criativos e críticos. Estas duas qualificações podem ser contextualizadas no sentido de que é preciso formar professores preparados para a seleção, a organização, o desenvolvimento e a avaliação crítica dos seus próprios processos de ensino e de aprendizagem.

Pautada na epistemologia da prática educativa, tal formação deve oferecer subsídios para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais que garantam a produção de um ensino mais comprometido com a realidade da maioria dos alunos das escolas brasileiras. Uma dessas habilidades diz respeito à capacidade de pesquisa como uma parte indispensável ao trabalho docente.

Membros do Grupo ELO estudando o Atlas - Foto USP, 2008.

A idéia é formar uma comunidade de aprendizagem, no formato de um grupo de pesquisa, disposta a estudar os processos histórico-geográficos que constituíram (e constituem) o município de Ribeirão Preto-SP, para construir um Atlas Escolar Municipal. Neste grupo deverão estar reunidos professores de História e Geografia do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município de Ribeirão Preto-SP, alunos da graduação da USP, historiadores, professores da universidade, dentre outros.

Coordenadora: Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória

O Atlas Histórico, Geográfico e Ambiental de Ribeirão Preto-SP, está disponível na internet no link: http://www.ffclrp.usp.br/divulgacao/atlasrp/fscommand/setup.exe 
(Arquivo com aprox. 285MB - Recomenda-se o uso do Windows Explorer).


 Figura do Atlas Histórico, Geográfico e Ambiental
Página - Bairros de Ribeirão Preto-SP