quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Do lado certo da História

"Nosso currículo individual também é escrito quando estamos com a cabeça no travesseiro e no momento que nos dirigimos à urna para votar. Se a democracia é representativa, saber escolher, saber discernir, é algo valioso, embora às vezes nos pareça difícil. Não é o caso destas eleições de 2022. A diferença entre Lula e Bolsonaro é escancarada. Polarização é uma coisa; equivalência é outra. Cometem erro crasso quem equipara Lula a Bolsonaro. Lula é democrático, pacífico e um bom gestor público. Não gastarei linhas e mais linhas desse artigo para adjetivar o inominável.

Às pessoas solidárias que desejam verdadeiramente um mundo mais justo, recomendo que procurem alguém de confiança para dirimir suas dúvidas sobre política. Se aconselhem caso permaneça a dificuldade de diferenciar trajetórias políticas, governos já vivenciados e aliados fiéis ou oportunistas. O período da campanha é curto e tenso. Por isso, a avalanche de informações e os assédios podem induzi-lo, induzi-la, a manchar seu currículo.

Dou um exemplo clarividente. A diferença entre os dois candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Não vou falar de Tarcísio de Freitas. Não o conheço. Nem você o conhece. Sabe-se dele desde o início da campanha eleitoral, dia 16 de agosto de 2022. Dois meses, apenas. Sobre Haddad é diferente.

Foi ministro da Educação de 2005 a 2012. Criou o Programa Universidade para Todos (ProUni) que concede bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em faculdades particulares. Expandiu o acesso ao ensino superior com a criação de 14 universidades federais e 100 novos campi universitários. Implantou o Programa Nacional de Livros Didáticos com distribuição de 700 milhões de livros para os ensinos fundamental e médio. Opa! Investimento nas pessoas, sobretudo nos jovens. Chances maiores de futuro digno, correto?

Um país não pode viver apenas para exportar carne, açúcar, minérios, soja, milho, carne, açúcar, minérios, soja e milho. Gente! Pelo amor dos seus filhinhos! Ao Estado não cabe apostar tudo em infraestrutura para escoar mercadorias! Nosso maior patrimônio são as pessoas saudáveis e com possibilidades de fazer o país se desenvolver em diferentes áreas, inclusive na agropecuária. É preciso incluir, dar oportunidade e nos tornarmos mais inteligentes quando tratarmos do assunto 'desenvolvimento'.

Como prefeito de São Paulo no período 2013 a 2016, Haddad se notabilizou na gestão da mobilidade urbana. Mas, gostaria de trazer um outro enfoque neste momento. Os adversários políticos do Partido dos Trabalhadores no estado de São Paulo usam do discurso da não reeleição de Fernando Haddad em 2016 por ter sido mal avaliado pelos paulistanos. Nada mais falso. Explico o que de fato ocorreu.

Em 2016 o antipetismo estava no auge devido o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff. O PT encolheu muito naquele ano nas prefeituras e câmaras de vereadores. Naquela onda de ódio, Haddad jamais se reelegeria, mesmo tendo sido um bom prefeito.

Ouso dizer que Fernando Haddad é o que temos de melhor na política brasileira. É um gestor público experimentado e possui um currículo invejável. Advogado, professor de Ciência Política na Faculdade de Direito (USP), mestre em Economia e doutor em Filosofia.

Ao se dirigir sozinho, sozinha, à urna, nesta histórica eleição de 30 de outubro de 2022, recomendo que você escreva duas linhas em seu currículo das quais sentirá muito orgulho no futuro. Vá pensando nesta frase: 'me livro de armas e me armo de livros'. Inscreva-se do lado certo da História e durma tranquilo."

Perci Guzzo

25 outubro de 2022




Um comentário:

  1. Grupo de estudos da localidade -ELO do lado certo da História

    ResponderExcluir