quinta-feira, 18 de abril de 2019

Entrevista com a Prof.a Dr.a Andrea Coelho Lastória

Entrevista com a Prof.a Dr.a Andrea Coelho Lastória, coordenadora do Grupo ELO, sobre o Almanaque de espaços não formais de ensino da região metropolitana de Ribeirão Preto-SP.

"Almanaque estimula professores a explorarem potencial pedagógico de locais da região de Ribeirão Preto-SP.

Professores das redes municipais e estaduais do município de Ribeirão Preto (SP) e região podem contar com indicações para aproveitarem todo o potencial pedagógico de locais fora da escola. A pesquisa foi disponibilizada pela Universidade de São Paulo (SP), no Almanaque de espaços não formais de ensino da Região Metropolitana de Ribeirão Preto-SP.

Estão listados pontos como cemitério, praças, teatro e museus. “O objetivo do almanaque é apresentar as potencialidades formativas desses ambientes, destacando, de modo direto e simples, aspectos que os fazem serem relevantes para a promoção de processos de ensino-aprendizagens mais significativos aos professores e alunos”, explica a livre-docente em educação e uma das organizadoras da iniciativa, Andrea Coelho Lastória.

“Os educadores são convidados a pensar num processo educativo fora dos muros escolares e, ao mesmo tempo, estimulados a olhar os espaços não-formais que estão perto de nós, como sendo lugares para desenvolver suas aulas”, diz.

No almanaque, há exemplos tanto de ambientes tradicionais e institucionalizados, como os museus, quanto de locais pouco explorados. “Entendemos que os educadores podem descobrir diversos outros espaços e as dicas contidas no nosso almanaque permitem auxiliar nos planejamentos necessários para as saídas das escolas”, acrescenta Lastória."


Link da entrevista:
https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/noticias/almanaque-estimula-professores-a-explorarem-potencial-pedagogico-de-locais-da-regiao-de-ribeirao-preto/?fbclid=IwAR2eLh6W9Glv7DmBGUoqmOJDQr7PzMZFm1bAgW051amWuqOjiL3S96oc_U0

Link do Almanaque de espaços não formais de ensino da região metropolitana de Ribeirão Preto-SP:
https://falagrupoelo.blogspot.com/p/publicacoes.html


Fachada do Teatro Pedro II
Fonte: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/noticias/almanaque-estimula-professores-a-explorarem-potencial-pedagogico-de-locais-da-regiao-de-ribeirao-preto/?fbclid=IwAR2YNHFAjOdha9Ck88L1gZEtEEyWjMYgK8BVp4-_PcXiQrt5CaS6kjm0xpQ

Um comentário: