quarta-feira, 15 de março de 2017

O ensino da Idade Média e a BNCC


Segue abaixo o link para o artigo "A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC", de Igor Salomão Teixeira, Nilton Mullet Pereira, publicado na Revista Diálogos, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 
A proposta dos autores neste artigo é discutir o papel da Idade Média nos currículos escolares, para isso "foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a 'medievalística', 'medievalidade' e 'reminiscências medievais', problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: discursos midiáticos sobre o islã, diferenças entre Ocidente e Oriente e residualidades. Conclui-se que pode haver espaço para a Idade Média na Base desde que ampliada a compreensão do ensino de História para além dos 'usos do passado'. Considera-se o ensino de Idade Média uma etapa importante na escolarização básica que pode favorecer a crítica e a compreensão das apropriações feitas do medievo".



Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm
Acesso em: 16fev.2017.



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