quinta-feira, 9 de julho de 2015

IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares

O Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares teve seu início em 1995, no Campus da Unesp da cidade de Rio Claro, com o propósito de congregar pesquisadores em torno desta temática e socializar seus estudos que eram desenvolvidos para fortalecer esta linha de pesquisa. 

Passados 20 anos desse momento é possível perceber a maturidade e a consolidação dos estudos sobre ensino de Cartografia para crianças e escolares a partir das inúmeras publicações em artigos e livros, e na realização de dissertações e teses que permitiram ampliar a aprofundar este tema. 

Hoje a presença da Cartografia Escolar está, de certa forma, bem consolidada em propostas curriculares, livros e materiais didáticos, o que indica o alcance dessa perspectiva para além dos espaços acadêmicos. Um dos fatores que pode ter contribuído para isto foi a diversidade de temas relacionados à Cartografia Escolar que foram se constituindo ao longo do tempo, revelando a multiplicidade de ideias, como por exemplo a Alfabetização Cartográfica e as Cartografias Digital, Inclusiva, Social e Imaginativa.

Essas Cartografias indicam as inúmeras demandas que esta área possui para contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, seja no ensino formal ou não formal.

Diante desse contexto, o IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, que tem como tema “20 anos do Colóquio: percursos e perspectivas da Cartografia para crianças e escolares”, se propõe a resgatar os percursos trilhados ao longo do desenvolvimento desta linha de pesquisa no Brasil, neste caso iniciado em 1978 - com a publicação da tese de livre docência da Profa. Lívia de Oliveira e, ao mesmo tempo, reconhecer as novas perspectivas que indicam os caminhos que a Cartografia Escolar deverá percorrer nos próximos anos, identificando os desafios e as demandas que ainda se fazem presentes na sua relação com o ensino e em outros espaços. Além disso, este evento tem como objetivos:

1. Possibilitar o contato e a socialização das múltiplas ideias sobre Cartografia Escolar entre pesquisadores, professores do ensino superior e da Educação Básica, alunos da graduação e pós-graduação, com vistas na contribuição da formação inicial e continuada de profissionais da educação;

2. Resgatar o percurso do desenvolvimento das pesquisas sobre Cartografia Escolar e reconhecer, debater e identificar os avanços a respeito dos novos caminhos desta linha de investigação;

3. Valorizar e qualificar a apresentação e o debate de trabalhos acadêmicos, bem como o diálogo sobre experiências profissionais; e

4. Produzir documentos e publicações de referência que possam contribuir para os futuros estudos desta área.

Tendo por base esses elementos e contextos apresentados na justificativa e nos objetivos, os eixos temáticos pensados para este evento são:
✦ Atlas escolares: compreende os trabalhos de pesquisas teórica, empírica e aplicada referentes a
atlas escolares e sua utilização em sala de aula, no âmbito da Cartografia Escolar, acadêmica e
da formação de professores.

✦ A Cartografia Escolar na formação docente: referem-se aos trabalhos de alfabetização
cartográfica, ensino dos conteúdos e do processo de ensino-aprendizagem da linguagem
cartográfica, bem como a construção de propostas de ensino relacionadas à Cartografia Escolar para a formação inicial e continuada de professores.

✦ A Cartografia nos espaços de educação não formal: são as pesquisas que buscam reconhecer a potencialidade da Cartografia em diferentes espaços da Educação não formal no trabalho com culturas tradicionais, regionalismos e na valorização da percepção espacial dos indivíduos na produção e/ou elaboração de mapas.

✦ Cartografia Escolar e inclusão: são os trabalhos que se ocupam em estudar e/ou desenvolver práticas escolares e materiais que potencializam o ensino e a aprendizagem da Cartografia para pessoas com deficiência.

✦ Diferentes abordagens da Cartografia na escola: diz respeito aos estudos que tratam da utilização e do ensino da Cartografia nas diversas fases da escolarização a partir da construção de práticas e atividades de ensino, na relação dessas propostas com as abordagens do cotidiano e de outros elementos da subjetividade na produção e interpretação de mapas para escolares, tanto convencionais como não convencionais.

✦ Tecnologias e linguagens na Cartografia Escolar: referem-se a pesquisas que se utilizam de diferentes recursos e produtos tecnológicos digitais para o processo de produção e análise de dados cartográficos para serem utilizados no espaço escolar.

Local do evento:
Universidade Federal de Goiás - UFG
Campus II - Samambaia
Instituto de Estudos Socioambientais - IESA
Jd. Itatiaia Goiânia/GO

Informações:
gece.ufg@gmail.com
(62) 3521 1184 ramal 226

Coordenação Geral:
Prof. Dr. Denis Richter - UFG
Profa. Dra. Loçandra Borges de Moraes - UEG
Profa. Dra. Míriam Aparecida Bueno - UFG

Organização:
Universidade Federal de Goiás - UFG
Instituto de Estudos Socioambientais - IESA
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica - LEPEG
Grupo de Estudos e Pesquisas de Cartografia para Escolares - GECE
Universidade Estadual de Goiás - UEG
Câmpus Anápolis de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas - CSEH

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