Realizou-se no dia 8 de dezembro de 2014, às 14h00, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), o exame de Qualificação de Mestrado em Educação do Pesquisador do Grupo ELO, Daniel Bueno Junta, sob a orientação da Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória, coordenadora do Grupo ELO e Docente no Programa de Pó-Graduação em Educação (DEDIC/FFCLRP) da Universidade de São Paulo.
A banca examinadora da qualificação de Mestrado foi composta pela Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória (DEDIC/FFCLRP, orientadora), Prf. Dr. Antônio Vitor Rosa Educador da FFCLRP/USP e pela Profa. Dra. atuante na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEE/SP. O Daniel obteve aprovação com unanimidade pela banca.
O trabalho intitulado, inicialmente, de “Estado do conhecimento da pesquisa em Cartografia Escolar brasileira nos Anos Iniciais no período de 2003 até 2013” é uma pesquisa que ainda se encontra em andamento. Realizando uma busca no período de uma década, o pesquisador fez o levantamento de 13 trabalhos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que foram catalogados e que serão posteriormente analisados com o intuito de responder à seguinte pergunta norteadora: “o que foi produzido, pelas investigações brasileiras, sobre Cartografia Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos últimos dez anos?”.
JUNTA, D. B. Estado do Conhecimento da pesquisa em Cartografia Escolar brasileira nos anos iniciais no período de 2003 até 2013. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – SP. Universidade de São Paulo, 2015. (Dissertação de Mestrado).
“Nosso objetivo é realizar um levantamento e catalogação dos trabalhos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), defendidos no Brasil, no período entre 2003 a 2013 que versam sobre Cartografia Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Procuramos expor os pontos principais dos trabalhos levantados por meio da catalogação dos mesmos. O alicerce teórico é construído, principalmente, a partir de bases apresentadas por pesquisadores das áreas de Geografia Escolar, Cartografia Escolar e Pedagogia. A partir do escopo teórico, evidenciamos a importância da Cartografia Escolar como uma área do conhecimento ainda em desenvolvimento no Brasil e que, atualmente, é vista por diferentes perspectivas no âmbito acadêmico e, também, no escolar. Procuramos explicitar a importância da Cartografia Escolar por meio do desenvolvimento da leitura de mundo que envolve o uso e a concepção do termo Letramento Cartográfico e a importância da categoria geográfica Lugar. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa e se caracteriza como Estado do Conhecimento. A busca pelos trabalhos foi realizada por meio de quatro bancos de dados, a saber: a base de dados da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP), o Acervo Geral da Universidade Estadual Paulista (UNESP), o Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).”
Daniel Junta e Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória
(Foto: Dany Nardi)
Prof. Dr. Antônio Vitor Rosa, Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória,
Daniel Junta e Profa. Dra. Maria Dalva Dezan
(Foto: Dany Nardi)






0 comentários:
Postar um comentário