Realizou-se no dia 05 de Maio de 2014, nas dependências da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), a defesa de Dissertação de Mestrado em Educação da Pesquisadora do Grupo ELO, Carla Costa de Morais sob a orientação da Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória, coordenadora do Grupo ELO e Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (DEDIC/FFCLRP), da Universidade de São Paulo.
A banca examinadora da defesa de Mestrado foi composta pela Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória (DEDIC/FFCLRP, orientadora), Profa. Dra. Filomena Elaine Paiva Assolini (DEDIC/FFCLRP) e a Profa. Dra. Sílvia Aparecida de Souza Fernandes (Unesp-Marília). A Carla obteve aprovação com unanimidade pela banca.
Banca Examinadora da defesa de Mestrado. (Da direita para à esquerda) Sílvia A. S. Fernandes, Andrea Lastória, Carla Morais e Elaine Assolini. Foto: GrupoELO (2014).
Intitulado "Cartografia Escolar nos anos iniciais: o letramento cartográfico nas práticas das professoras", a pesquisadora enfocou as concepções e práticas docentes sobre o letramento cartográfico na Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto-SP. Os resultados apontam que as professoras possuem dificuldades no trabalho com a linguagem cartográfica, apresentam concepções tradicionais sobre a Geografia e a formação tanto inicial quanto continuada é insuficiente e não contempla de forma efetiva a Cartografia.
Confira no link ao lado, algumas fotografias da defesa: https://plus.google.com/photos/102233191366617472128/albums/6010448992296137169
Em breve, disponibilizaremos a versão eletrônica definitiva do projeto de pesquisa da Carla, indexado no Sistema de Bibliotecas da USP. A seguir, tornamos público o resumo do trabalho:
MORAIS, C.C. Cartografia Escolar nos anos iniciais: o letramento cartográfico nas práticas das professoras. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
"A questão focalizada é a compreensão das concepções docentes sobre o letramento cartográfico de cinco professoras dos anos iniciais, inseridas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto – SP. Procura-se evidenciar a utilização do termo letramento cartográfico em detrimento à alfabetização para indicar práticas de ensino e leitura de mundo mais amplas. Buscamos também nas práticas das professoras identificar as estratégias de ensino, o conteúdo trabalhado e as dificuldades que enfrentam no trabalho com a linguagem cartográfica. A legitimação teórica é construída a partir da delimitação da ciência Cartográfica e de sua linguagem, na definição dos saberes docentes e na discussão sobre a formação inicial e continuada. Este trabalho é caracterizado como um estudo de caso de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia, os Referenciais de Ensino da rede municipal de Ribeirão Preto – SP, os planejamentos e registros das professoras, por meio de entrevistas e da observação das práticas. Os resultados são evidenciados nas próprias descrições realizadas à luz dos referenciais teóricos adotados. Estes são sintetizados nas concepções presentes nos discursos das professoras e nas práticas desenvolvidas que revelam aspectos da formação que norteou sua atuação profissional. Assim, buscamos ampliar as questões de ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para além das questões formativas: trazendo à tona a necessidade de se discutir currículo e políticas públicas dos cursos de formação de professores. Entendemos que por meio de investigações como essa é possível compreender aspectos relevantes sobre o ensino da Cartografia".
O Grupo de Estudo da Localidade - ELO, parabeniza a Mestre em Educação Carla Costa de Morais pelo excelente trabalho de pesquisa desenvolvido e deseja muito sucesso nesta nova etapa profissional.
Pesquisadores do Grupo de Estudos da Localidade presentes na defesa de mestrado. Foto: GrupoELO (2014).
Excelente orientanda! Trabalho original e relevante!
ResponderExcluirAbraço grande,
Andrea Lastória