Realizou-se no dia 18 de Dezembro de 2013, nas dependências da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), a defesa de Dissertação de Mestrado em Educação da Pesquisadora do Grupo ELO, Adriana Cristina de Godoy sob a orientação da Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória, coordenadora do Grupo ELO e Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (DEDIC/FFCLRP), da Universidade de São Paulo.
A banca examinadora da defesa de Mestrado foi composta pela Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória (DEDIC/FFCLRP, orientadora), Profa. Dra. Filomena Elaine Paiva Assolini (DEDIC/FFCLRP) e a Profa. Dra. Fernanda Keila Marinho da Silva (UFSCar-Sorocaba). A Adriana obteve aprovação com unanimidade pela banca.
Banca Examinadora da defesa de Mestrado. (Da direita para à esquerda) Elaine Assolini, Adriana Godoy, Fernanda Keila e Andrea Lastória. Foto: GrupoELO (2013).
Intitulado "As imagens na sala de aula: produção de conteúdo visual no ensino de História e Geografia local", a pesquisa da Adriana enfocou o estudo da imagem e da produção imagética feito pelos alunos em uma escola da Rede Municipal de Ribeirão Preto-SP.
Os resultados apontam para uma abordagem das imagens no Ensino de História e Geografia, passando pelo pensar sobre a imagem, por si, e pelo caminho percorrido pelo seu uso e assimilação como documento histórico e das representações da paisagem geográfica, assim como da sua produção em sala de aula.
Confira no link ao lado, algumas fotografias da defesa de mestrado da Adriana: https://plus.google.com/photos/102233191366617472128/albums/5963271395713360961?authkey=CM7G0uGQ6NvmNA
Acesse AQUI a versão final da dissertação no banco de Teses e Dissertações da USP.
A seguir, tornamos público o resumo do trabalho:
A seguir, tornamos público o resumo do trabalho:
GODOY, A. C. As imagens na sala de aula: produção de conteúdo visual no ensino de História e Geografia local. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013.
A pesquisa envolve uma escola da Rede Pública Municipal de Ribeirão Preto-SP que participou de um Projeto denominado “Curtas de Animação”, promovido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas-SP e financiado pelo Instituto Algar, no ano de 2010. Um dos produtos finais gerados nessa escola foi um curta de animação de quatro minutos e onze segundos de duração. O referido projeto teve duas fases. A primeira incluiu vários alunos do Ensino Fundamental que foram envolvidos por pesquisas e aulas sobre a localidade. Aspectos históricos, culturais e relacionados ao meio ambiente foram priorizados. Na segunda fase, participaram treze alunos e a primeira autora deste trabalho (que atuava como professora de História na escola). Junto com a equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, esse grupo iniciou um processo de produção de um curta de animação denominado pelos alunos como Ribeirão Preto - terra do café. A pesquisa foca no contexto do estudo da imagem e da produção imagética feita pelos próprios alunos no Projeto. As questões principais são: Como a leitura e a produção de material imagético pelos alunos podem colaborar (ou não) com o aprendizado e o interesse pelo estudo da História e Geografia local? Passado o tempo da realização do projeto, o que ficou do conhecimento de História e Geografia da localidade para os alunos participantes? A pesquisa busca estudar como a produção de material pelos alunos pode colaborar na aprendizagem de conhecimentos da História e Geografia local, possibilitada pelo Projeto “Curtas de Animação”, além de descrever e compreender todas as etapas do processo de produção do curta de animação, analisar, sob a ótica dos alunos, quais os impactos na aprendizagem dos conhecimentos de História e Geografia local e compreender as habilidades na leitura de imagens diversas. O referencial teórico abrange tanto as pesquisas realizadas no âmbito do estudo das imagens como as pesquisas relativas ao seu uso no ensino de História e Geografia. Três questionários abrangendo as três fases do processo de produção do curta de animação foram aplicados a quatro alunos participantes do Projeto. O resultado dos mesmos é analisado à luz das referências, com foco na questão do Ensino de História e Geografia local. A imagem faculta a percepção do espaço em suas mudanças e permanências, semelhanças e diferenças, tendo em vista seu uso para o estudo da localidade. No entanto os livros didáticos não viabilizam este uso, devido ao fato de estamparem representações de espaços, muitas vezes, distantes da realidade do aluno, principalmente daquele que não vive nos grandes centros urbanos. Os resultados obtidos procuram apontar para uma abordagem da questão das imagens no Ensino de História e Geografia, passando pelo pensar sobre a imagem, por si, e pelo caminho percorrido pelo seu uso e assimilação como documento histórico e das representações da paisagem geográfica, assim como da sua produção em sala de aula.
O Grupo de Estudo da Localidade - ELO, parabeniza a Mestre em Educação Adriana Cristina de Godoy pelo excelente trabalho de pesquisa desenvolvido e deseja muito sucesso à pesquisadora nesta nova etapa profissional.
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