segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Prêmio Vautrin-Lud para o Geógrafo Yi-Fu Tuan

O Professor emérito Yi-fu Tuan foi o laureado de 2012 com o Premio Internacional de Geografia Vautrin-Lud, que lhe foi entregue em 11 de Outubro de 2012, dia de abertura oficial do Festival Internacional de Geografia de Saint-Dié-des-Vosges.

Este premio, considerado o “Nobel de Geografia”, é atribuído há 22 anos para coroar o conjunto da obra científica de um geógrafo de renome internacional. O laureado é escolhido por um júri de cinco geógrafos, de diferentes nacionalidades, que fazem a seleção final a partir de uma lista votada por 240 colegas de todo o mundo. Saint-Dié-des-Vosges é o nome da localidade onde o novo Mundo foi baptizado “América”, nome próprio do navegador américo Vespúcio, inscrito no mapa-mundo Universalis Cosmographia de Waldseemüller, publicado em abril de 1507. Waldseemüller era membro do Colégio dos Vosgos, cujos eruditos trabalhos eram dirigidos pelo cônego Vautrin-Lud. 

Nascido na China, Yi-fu Tuan viveu e estudou nas filipinas, na austrália, no reino Unido e na Califórnia, antes de ser nomeado Professor de geografia na Universidade de indiana em 1956. exceptuados os dois anos passados na Universidade de Toronto (1966-1968), toda a sua carreira decorreu nos estados Unidos.

As pesquisas de Yi-fu Tuan cobrem um amplo conjunto de temas, da geografia física aos estudos culturais, do ciclo da água aos estudos identitários e aos espaços vividos, das paisagens desérticas às mais próximas do quotidiano, conjugando uma ampla visão cosmopolita e global com a compreensão de espaços e lugares específicos. Yi-fu Tuan tratou ainda outros temas inovadores, que incluem a religião, a moral e o imaginário, a natureza e a cultura, a estética e a ética, o amor pelos lugares – a topofilia, e as emoções – o receio, o afeto, a escusa em que se apoiam as políticas e a poesia cotidianas. 

Os seus numerosos trabalhos foram traduzidos em chinês, alemão, italiano, japonês, polaco, português, espanhol e sueco. Na Universidade de Wisconsin (Madison), onde leccionou 15 anos, Yi-fu Tuan é considerado um professor excepcional e um “Mestre” da pesquisa. Os membros da associação de estudantes de Wisconsin elegeram-no, em 1992, “o melhor professor”. no mesmo ano  foi-lhe atribuído pelos seus pares do Conselho das Universidades e da associação Pan-Helé-nica um “certificado de reconhecimento”.  No plano profissional Yi-fu Tuan foi membro ativo do Conselho da associação de geógrafos americanos (aag), tendo sido seu delegado junto do Conselho americano das sociedades instruídas (aCLs). Foi ainda consultor do comité de bolsas Fulbright, da fundação Wenner-Gren de antropologia e do instituto Báltico de estudos Étnicos.

Yi-fu Tuan pode ser na realidade considerado o “Pequeno-Príncipe” da geografia. as suas palavras judiciosamente escolhidas procuraram “domesticar” uma geração de colegas entusiasmados pelo positivismo lógico e a análise espacial quantitativa. Yi-fun Tuan procurou incentivar o espírito e os corações a verem para além da objetividade, revelando um  subjetividade multifacetada na análise dos modelos convencionais usados nas ciências sociais. Ele insiste na permanente exigência da reflexão crítica, face aos preconceitos em que se apoiam os nossos modos de vida e de pensamento.


0 comentários:

Postar um comentário