quarta-feira, 13 de junho de 2012

Percurso Histórico


Prezados Professores! 

Segue informações referente ao Percurso Histórico que será oferecido pela Secretaria Municipal da Cultura no m ês do Aniversário da Cidade. 

Os agendamentos poderão ser feitos pelo Telefone 16 - 3636 1206 - Ramal 228. Ou pelo e-mail no MIS - Museu da Imagem e do Som: mis@cultura.pmrp.com.br

Teatro Dom Pedro II - Ribeirão Preto-SP

Roteiro Histórico Para Visitação

Patrimônio Histórico em Ribeirão Preto – Patrimônio do Café – Edificações em: Ruínas, Restauradas e em Restaurações

A proposta é realizar um passeio pelos pontos de interesse histórico de Ribeirão Preto seguindo um roteiro não-convencional: contar a história da cidade dentro de um perpasse cronológico mostrando os palcos (espaços e edifícios da cidade) onde os fatos narrados aconteceram. Com isso a história ganha materialidade e a arquitetura e o urbanismo ganham dimensão e significado. Outro objetivo do projeto é desmitificar a noção de monumento histórico como sinônimo de grandes e suntuosas obras: o que torna o lugar ou o edifício importante, um patrimônio para a comunidade, é exatamente o fato de ele ter sido o suporte físico dos fatos históricos relevantes para a cidade e seus habitantes.

São dois os roteiros propostos, sendo de escolha do grupo que solicitar agendamento.

O primeiro roteiro sugerido é a visitação de espaços ou edificações comprometidas com a falta de preservação em que as solicitações de restauro e revitalização ainda se encontram em fases processuais ou nem chegaram nessa primeira fase, podemos chamá-los de espaços urbanos – vazios históricos.

1º Roteiro para Visitação:

Estação Mogiana – Maria Fumaça no Jardim Independência, Estação Barracão Campos Elíseos/Ipiranga e Praça do Núcleo Colonial Antonio Prado (entrada pela Escola Alfeu Luiz Gasparini);

Fábrica Indústria Têxtil Cianê/Matarazzo

Fábrica Cervejaria Antártica e Antártica Paulista – Estúdio Kaiser de Cinema – Observações da Maria Fumaça na Praça Francisco Schmidt, UBS Antiga Estação de Trem e Hotel Brasil;

Passar pelos dois Quarteirões da José Bonifácio (em inicio das obras, se possível por causa do ônibus);

Casa da Caramuru – Antigo Bairro da República;

Casa Amarela – Ruínas da Destilaria – Jardim Paiva.

Barracões da CEAGESP – Av. Bandeirantes

Neste roteiro será solicitado ao público participante o preenchimento de um questionário, onde deverão ser analisadas as propostas de restauração e revitalização da área degradada, podendo neste caso dar sugestões de ocupação e uso.

O segundo roteiro sugere quatro momentos da história da cidade: a chegada da imigração com ênfase nos colonatos italianos no final do século XIX; o estabelecimento dos núcleos coloniais urbanos e a das colônias rurais; a cidade dos barões do café – um desenvolvimento urbano marcado pela demanda por um mercado consumidor da endinheirada aristocracia rural – e, por fim, a urbanização pós-crise de 1929 alavancada por empresários e empreendedores não abalados pela crise. Nesse sentido teríamos o seguinte percurso:

2º Roteiro para Visitação:

Estação Barracão, os Campos Elíseos/Ipiranga: O Núcleo de Colonização Antônio Prado e a imigração italiana (observar algumas construções residenciais no Bairro do Ipiranga), Praça do Núcleo Colonial Antonio Prado (entrada pela Escola Alfeu Luiz Gasparini);

Museu Histórico e Museu do Café. A fazenda Monte Alegre;

A cidade dos Barões do Café – (O centro da cidade e seus períodos de inclusão e exclusão social)

Av. Jerônimo Gonçalves: Hotel Brasil, Mercado Municipal e Antártica Paulista – Estúdio Kaiser de Cinema

O Quarteirão Paulista - O Teatro Pedro II

Biblioteca Altino Arantes e Casa “Camilo de Matos”

A Praça XV e o extinto Teatro Carlos Gomes (Pça Carlos Gomes);

A cidade que floresce depois do café

O edifício Diederichsen

O MARP (antiga sede da Sociedade Recreativa de Esportes)

O Palácio do Rio Branco A Catedral Metropolitana e a Casa do bispo

A Avenida Nove de Julho (este trajeto poderá ser feito caminhando observando algumas construções residenciais.

Os dois percursos históricos devem ser acompanhados por exposição de imagens (reproduções fotográficas) sobre os temas em questão ou utilização de recursos áudio-visuais do ônibus durante os translados, quando explanações seriam dadas pelo monitor que acompanha os alunos no projeto. A duração prevista seria de, no máximo, quatro horas e poderia acontecer em dois horários: das 8h00 às 12h00 das 13h00 às 17h00 – nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29/06 (quartas, quintas e sextas-feiras).

Os núcleos de captação de público para o projeto – onde poderiam se concentrar as ações de divulgação – seriam as escolas para alunos a partir do ensino médio, e público em geral nos hotéis da cidade, agências de turismo e secretarias municipais de cultura, educação e turismo. O projeto poderia contar também com a participação de alunos monitores do curso de Arquitetura e Urbanismo, História e Geografia.

O suporte histórico documental será fornecido pelo Arquivo Público e Histórico, o áudio-visual pelo MIS – Museu da Imagem e do Som e contamos com a colaboração dos membros da Rede de Cooperação e Identidades Culturais referente as áreas já inventariadas pelo grupo.

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