terça-feira, 4 de agosto de 2015

Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos (USP-Ribeirão Preto)

À Comunidade da FFCLRP USP e Docentes da Cidade de Ribeirão Preto e Região:


No dia 24 de agosto, às 14h30, o Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), promoverá a palestra "Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos". A palestrante será a professora Marta Arretche, docente do Departamento de Ciência Política da USP, e o evento acontecerá no anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto (FEA-RP).

O objetivo da palestra será debater as conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade, tendo como base os resultados de uma ampla pesquisa que resultou no livro "trajetória das desigualdades, como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos", organizado por Arretche.

A professora destaca a necessidade de examinar, além da renda, as diversas dimensões da desigualdade, como participação política, acesso a serviços públicos, inserção no mercado de trabalho, raça e questões de gênero, trajetória de migração e afiliação religiosa. 

A exposição demonstrará também que as macro transições, isoladamente, não são suficientes para explicar a trajetória das desigualdades, pois as decisões governamentais e a continuidade das políticas são cruciais para que ocorram mudanças significativas nas ordens social e econômica. 

0 comentários:

Postar um comentário